CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA ELEGE DELEGADOS PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL E DOIS REPRESENTANTES SÃO DE CUITÉ
Escrito por Luciana Teixeira em 20/11/2023
Depois de três dias de muito trabalho e intensos debates sobre o setor cultural da Paraíba, foi encerrada neste sábado (18) a 4ª Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, realizada no Garden Hotel, em Campina Grande.
O encontro terminou com a aprovação e a publicação da “Carta da Paraíba” e com a eleição dos 60 delegados que vão representar o estado na Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em março de 2024 em Brasília.
O encontro, que reuniu mais de 430 delegados de 152 municípios, foi marcado justamente pela descentralização das representatividades e pelo caráter democrático das discussões. Uma ação política que, de acordo com o Governo da Paraíba, demonstra o resgate da cultura como pauta política prioritária.
Na assembleia geral da Conferência Estadual de Cultura da Paraíba, foram eleitos 36 delegados para compor a delegação paraibana que vai a Brasília em março de 2024 para participar da Conferência Nacional de Cultura.
São 24 representantes da sociedade civil e 12 do Poder Público paraibano, sendo que se manteve uma equidade entre as diferentes regionais de cultura.
Dentre os delegados que irão representar a Paraíba na etapa nacional, estão dois representantes da cidade de Cuité/PB: Israel Araújo, que representando os Museus e Crisólito Marques, representando a Sociedade Civil. Ainda representando a 4ª Regional, foram eleitos delegados Fabiana Agra (Picuí), representando a sociedade civil; e Bruno Ruan (Frei Martinho) representando o poder público.
Os delegados estaduais aprovaram a Carta da Paraíba, um documento com 14 propostas do estado a serem debatidas no encontro nacional e que foram produzidas a partir dos debates realizados nos eixos temáticos.
89FM com Secom/PB